Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil
Prevista é um projeto psicopedagógico preventivo com o objetivo de pensar a Educação de modo geral, assim como atualizar e discutir problemas e distúrbios de aprendizagem escolar. Coordenação: Ms. Elisa Maria Pitombo, mestre em Psicologia, Psicopedagoga, docente no Instituto Sedes Sapientiae, Integrantes: Helena Raymundo - Psicopedagoga e Psicodramatista, Roseli Gomes de Sousa - Psicóloga e Psicopedagoga.

Translate

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Neurocientistas consideram o livre-arbítrio um mito


Estudos em neurociências questionam a existência do livre-arbítrio como entendemos. A última edição da revista Galileu traz um artigo chamado "Você não está no comando" que trata sobre estudos que comprovariam que nossas decisões são tomadas por nosso cérebro antes mesmo de termos consciência delas. Ou seja, a carga genética e experiências acumuladas durante a vida levariam nosso cérebro a decidir frente a uma situação antes de que possamos conscientemente analisar as justificativas para tal decisão.

Seria como um "piloto automático", inacessível à consciência, que determinaria quais decisões tomaremos, mecanismo situado no hemisfério direito do cérebro. O hemisfério esquerdo seria então responsável por dar "sentido" às decisões, ou seja, a buscar as justificativas e razões que expliquem as escolhas que fizemos. Dessa forma, o conceito de "livre-arbítrio" estaria em questão, assim como, em última instância, nossa responsabilidade por nossas decisões.

As afirmações são controversas e outros estudiosos questionam sua validade, entre eles o filósofo americano Daniel Denett. Ele afirma que a história da humanidade apoia-se no fato do homem extrapolar a genética e os instintos por meio do desenvolvimento de uma tecnologia cultural - exatamente o que nos torna humanos. Este filósofo entende que a interpretação dos neurocientistas a partir dos estudos feitos é equivocada e que passar a ver nossas escolhas como algo sobre as quais não temos controle consciente é uma irresponsabilidade.

Se você quer saber mais a respeito deste palpitante assunto, leia o artigo da Revista Galileu do mês de abril/2013 na versão impressa ou um outro artigo relacionado ao assunto acessando o link abaixo:


e assista ao vídeo do filósofo Daniel Denett sobre o tema:


Nenhum comentário:

Postar um comentário