Nesses tempos em que é comum ver os pais se mobilizarem para proporcionar um ambiente o mais facilitador possível para os filhos, este artigo dá Revista Época nos faz pensar em algo que muitos já percebem: facilidade demais não contribui para a boa aprendizagem e para o desenvolvimento da criatividade.
Enfrentar obstáculos leva a busca de soluções e estas muitas vezes exigem criatividade, ousadia e novas ideias. O que frequentemente leva a novas experiências e a novas aprendizagens.
Para criar ainda mais polêmica, algumas pesquisas mostram que a escrita à mão estimula melhor o cérebro que a escrita no computador. E vão além: experimentos mostraram que a qualidade da aprendizagem foi melhor com a inserção de obstáculos à concentração que em situação sem os mesmos.
A falta de dificuldades pode comprometer o entendimento do que realmente se quer, já que quase tudo está disponível, e consequentemente a luta para a realização dos desejos.
Em contrapartida, sabemos que a equação quanto mais dificuldades melhor a aprendizagem não é verdadeira em todos os contextos - se não fosse assim, a trajetória de grande parcela da população brasileira que enfrenta tremendas dificuldades seria diferente desta que vemos.
Fica a pergunta: onde está a medida? Em quais momentos e situações cabe colocarmos obstáculos para que as crianças e jovens possam desenvolver melhor seu potencial?
Esse é certamente um tema para muita reflexão e discussão!
Segue o link do artigo publicado pela Revista Época:
O LADO BOM DA DIFICULDADE
http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2013/01/o-lado-bom-da-dificuldade.html
equipeprevista@gmail.com / (11) 5184-1340 / (11) 99523-2514 / (11) 95853-4220/ (11) 99982-8522
- Equipe PREVISTA
- São Paulo, São Paulo, Brazil
- Prevista é um projeto psicopedagógico preventivo com o objetivo de pensar a Educação de modo geral, assim como atualizar e discutir problemas e distúrbios de aprendizagem escolar. Coordenação: Ms. Elisa Maria Pitombo, mestre em Psicologia, Psicopedagoga, docente no Instituto Sedes Sapientiae, Integrantes: Helena Raymundo - Psicopedagoga e Psicodramatista, Roseli Gomes de Sousa - Psicóloga e Psicopedagoga.
Translate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário